Quer saber como aumentar a criatividade? Confira essas dicas valiosas

como-aumentar-a-criatividade

 Você se considera uma pessoa criativa? Está sempre em busca de como aumentar a sua criatividade? Ao contrário do que muitos imaginam, ela não é uma habilidade somente para artistas. Afinal, a criatividade é uma ferramenta fantástica que ajuda na solução de problemas do dia a dia e na tomada de decisões, independente da sua área de atuação.

Também traz mais bem-estar e é capaz de diminuir o estresse e a ansiedade. Ou seja, é essencial tanto para o desenvolvimento profissional quanto pessoal. Por isso, falamos de criatividade não como um dom, mas, sim, uma habilidade que pode - e deve - ser exercitada ao longo dos anos. Desse modo, qualquer um pode desenvolvê-la. Para isso, basta ter acesso aos estímulos corretos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este post. Você vai entender a importância de desenvolver a criatividade assim como as etapas do processo criativo. E mais: vai poder realizar um teste para descobrir o quanto você sabe sobre esse recurso, e como despertá-lo da melhor forma. Confira!

Qual a importância da criatividade?

Antes de mais nada, pense em todas as invenções que temos hoje, desde a roda, passando pelas grandes construções, como as pirâmides e os arranha céus, até o mais moderno dos smartphones. Já imaginou onde estaríamos hoje sem essas invenções?

Todas elas vieram de pessoas que estavam em uma busca constante sobre respostas, queriam propor algo que melhorasse algum aspecto da vida. A eletricidade, o automóvel, a internet, todos vieram dessa busca para facilitar a rotina e a criatividade foi um elemento essencial para essa procura.

Ser criativo, pensar fora da caixa, foi um elemento muito importante para que as inovações fossem feitas. A criatividade permite que as ideias extrapolem o "normal", ajuda a abrir a mente para novas possibilidades e acreditar que é possível fazer algo totalmente diferente. É o que afirma o escritor e professor Edward de Bono "A criatividade dá esperança de que pode haver uma ideia válida. A criatividade oferece, a todos, a possibilidade de algum tipo de realização".

Da mesma forma, ela está presente em muitas de nossas atividades do dia a dia e em diferentes níveis: seja no preparo de uma nova receita, seja para encontrar uma solução no trabalho, ou para tomar alguma decisão na vida pessoal.

Logo, podemos dizer que a criatividade é uma qualidade que se manifesta em todas as pessoas, mas de formas diferentes. E quanto mais estimulada, melhor é o desenvolvimento dessa habilidade ao longo da vida das pessoas.

Mas, afinal, como aumentar a criatividade?

Agora que você já sabe a importância da criatividade, que tal descobrir o quanto você sabe sobre o assunto? Clique no link abaixo e vamos juntos fazer o Quiz da Criatividade Faber-Castell. Além de se divertir, você ainda vai descobrir algumas dicas importantes para colocar a criatividade em prática no dia a dia! Mãos à obra!

O Brasil é um dos países com o maior número de pessoas com ansiedade e estresse. Segundo a OMS, são aproximadamente 19 milhões de brasileiros com o problema, que tende a piorar, principalmente, após a pandemia do novo coronavírus. Por isso, encontrar...
504 Leitores
 A criatividade costuma ser vista como uma habilidade natural. O que muitos desconhecem é que não é preciso ser um artista para desenvolver essa competência. A criatividade pode ser estimulada por qualquer um, especialmente através de atividades...
375 Leitores
Você sabia que as cores impactam nosso comportamento? Ao contrário do que muitos pensam, isso não é apenas uma impressão. Ou seja, elas realmente têm o poder de influenciar nossas emoções, sentimentos, ações e, até mesmo, a imagem que desejamos trans...
210 Leitores
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 16 Outubro 2021