Processos criativos: ferramentas para ter ao lado na hora da Eureka

Processo criativo

Eis que um belo dia você está focado em suas atividades cotidianas e… Eureka! De repente, um lampejo lhe dá uma ideia incrível e única. Aderir à cultura maker fará você evitar perder o embalo desses momentos criativos e ainda vai impulsionar a finalização de seus projetos.

Veja neste artigo por que ser autodidata é um grande passo para a cultura maker e quais as ferramentas você precisa garantir que lhe estejam sempre disponíveis para quando surgirem suas ideias criativas.

Autodidatismo: um aliado das culturas maker e DIY

Autodidatismo é a capacidade que uma pessoa tem de adquirir conhecimento e aprender novas habilidades por conta própria, sem a necessidade de estar matriculada em uma escola e receber o conteúdo de um professor, tutor ou mentor regular.

Embora todos possam ter seus traços de autodidatismo, um autodidata de fato tem a habilidade socioemocional de construir suas próprias metodologias de estudo e criar alvos claramente definidos.

É verdade que o autodidata pode mergulhar em livros, assistir a vídeos e obter conhecimento com outras formas passivas de aprendizado, mas certas atividades só serão aprendidas de fato conforme são praticadas. É nesse sentido que o autodidatismo é um grande parceiro da cultura maker e do faça você mesmo (DIY — Do it yourself).

O autodidata é uma pessoa preparada para aprender novas coisas por si mesmo. Portanto, essa disposição motiva os adeptos da cultura maker e DIY a estabelecer seus próprios espaços de criação e aprendizado e a manter próximas ferramentas que facilitem esses processos. Veja mais sobre os espaços maker a seguir.

O que é o espaço maker

Os espaços maker são ambientes com ferramentas para a execução de processos criativos. Eles podem ser dedicados por um próprio autodidata em sua casa ou então ser desenvolvidos por instituições de educação como forma de complementar as atividades de uma sala de aula tradicional.

Uma das características principais de um espaço maker é permitir que o aprendizado aconteça de forma prática. Algumas de suas vantagens são:

  • estimular a paixão pela habilidade obtida;
  • aprendizado multidisciplinar;
  • desenvolvimento de competências;
  • aplicação prática imediata da teoria;
  • desenvolvimento da autonomia e protagonismo;
  • compartilhamento de habilidades em grupo.

Eureka! Quais ferramentas ter ao lado quando surge uma ideia criativa?

Não podemos programar nossos momentos de criatividade. No entanto, é possível ficarmos preparados para quando esses momentos surgirem, de modo que não percamos as ideias sem registrá-las e, muito menos, colocá-las em prática.

Por isso, é importante garantir o acesso fácil a determinadas ferramentas que ajudam no processo criativo. Veja algumas delas:

1. Materiais para registrar as ideias

Garanta condições de registrar suas ideias antes que elas vão embora como um flash. Do tradicional papel e caneta e notas adesivas aos tecnológicos celulares, câmeras, gravadores e aplicativos de mapa mental.

2. Um espaço criativo

Uma boa ideia é só uma ideia. Portanto, tenha um espaço dedicado à criação, como um espaço maker, para que você possa colocar em prática tudo que vem à mente e que isso seja feito sem distrações.

3. Um parceiro criativo

Ainda que isso não seja uma ferramenta, contar sua ideia a um amigo pode ser uma boa forma de registrá-la, de validá-la e, especialmente, de desenvolvê-la.

Seu parceiro de criação pode compartilhar a experiência que ele tem e ainda estimular você em seu processo criativo.

4. Fontes de pesquisa

Embora suas ferramentas de criação possam ser físicas, suas fontes de pesquisa não precisam acumular espaço se forem digitais.

No entanto, é bom saber antecipadamente em que lugar procurar suas referências. Além dos tradicionais livros, tenha uma lista de links ou uma pasta de inspirações para sempre consultar. Isso vai o motivar a atingir seus momentos de Eureka.

5. As ferramentas de trabalho

Um pintor precisa de pincel, um músico, de seus instrumentos, e assim por diante. Mantenha suas ferramentas organizadas e, se possível, já próximas em seu espaço criativo para que tudo vá bem e você não perca o embalo do fluxo criativo procurando onde encontrá-las.

6.Formas de validar as ideias

Você tem um estalo e pensa: "É isso!". Seja artístico ou comercial, se sua intenção é publicar seu projeto criativo, busque maneiras de validar sua ideia.

A tecnologia fornece diversas ferramentas e estatísticas para isso, como pesquisa de público e interesse e também canais de publicação para colocar o produto de seu trabalho disponível no mundo real.

Como os cursos de criatividade da Faber Castell podem te ajudar

Acha que tem boas ideias, mas gostaria de aprender mais como executá-las? Ou, então, gostaria de saber como desenvolver seus processos criativos? Os cursos vão te ajudar a encontrar as informações se faltar uma habilidade específica na hora de Eureka.

A Faber-Castell te ajuda a liberar seus instintos criativos. Contamos com diversos cursos que abordam a essência da criatividade para você aplicar tanto no meio físico quanto digital.

O Combo Power de Criatividade é um curso que oferece conteúdo aprofundado sobre UX e Design Thinking para quem quer criar projetos pessoais ou comerciais. Aprenda também como aplicar a criatividade em seu dia a dia, com o novo curso Criatividade na Prática. Confira!


Se inscreva abaixo e receba as nossas novidades:


Confira outros posts: 

 O desenho infantil é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. Afinal, os riscos e rabiscos ajudam na evolução cognitiva, motora, social, emocional e espacial.Além disso, permitem que os pequenos desenvolvam a percepção das...
6 Leitores
​Você sabia que as brincadeiras e as cores são fundamentais para o desenvolvimento infantil? Isso porque elas são muito mais do que uma mera distração, visto que estimulam os pequenos em diversos sentidos — na inteligência, curiosidade, imaginação, a...
79 Leitores
Para você que já leu sobre o propósito da criação, deve saber que chegar a uma boa ideia pode passar pela organização das mesmas. Então, o nosso objetivo é te dar um arsenal de ferramentas para tornar esse processo muito mais fácil. Você já ouviu fal...
164 Leitores
 

Comentários 1

MARIA EDUARDA TONIAL em Quinta, 27 Mai 2021 11:32

oi quero fazer curso gratis

oi quero fazer curso gratis:D
Visitante
Sexta, 18 Junho 2021