Descobrindo as cores com os pequenos: confira o passo a passo para cada idade!

descobrindo-as-cores

A partir do momento que os pequenos vão descobrindo as cores, um vasto caminho de habilidades se abre para eles. Isso ocorre porque é por meio dos tons que as crianças conhecem o mundo e identificam padrões. Afinal, elas passam a associar a cor a algum objeto em questão.

Nesse sentido, os bebês já começam a perceber as cores a partir dos 3 meses. Mas saber nomeá-las é que é o grande desafio. Para isso, é preciso estimular a criança por meio de exercícios adequados a cada fase.

Quer saber como ajudar os pequenos de uma forma eficaz e muito divertida? Então, acompanhe o passo a passo a seguir!

Qual a importância da descoberta das cores?

As cores estão presentes em tudo e chamam a atenção dos pequenos, principalmente as mais vibrantes. Ainda, quando bebês, percebemos como eles ficam atentos a objetos coloridos e logo esticam os bracinhos para alcançá-los.

Além disso, balbuciam de alegria e tentam interagir com o item. Esse interesse pelos tons é fundamental para o desenvolvimento infantil. Naturalmente, a criança passa a ter mais coordenação motora, desenvolve a noção espacial e percebe o mundo ao seu redor, pois começa a associar cores a objetos.

Então, ao mesmo tempo que os pequenos descobrem as cores, também desenvolvem outras habilidades, como:

  • coordenação motora — para colorir e manipular objetos pequenos;
  • associação — as crianças passam a observar que alguns elementos têm cores específicas, como o verde da grama, o branco das nuvens, o amarelo da banana;
  • noção de espaço e limites — essa habilidade é ainda mais exercitada pelo ato de colorir. Ao cuidar para não ultrapassar as linhas, ganha-se a noção de espaço e desenvolve-se a coordenação;
  • fala — estimular a criança a falar as cores aumenta seu vocabulário e ajuda a ter uma boa dicção;
  • concentração — ao desenhar, colorir e associar objetos às cores, as crianças desenvolvem a capacidade de concentração.

Afinal, como ensinar as cores?

Conforme comentamos, os bebês já começam a perceber o colorido a partir dos 3 meses, pois é quando sua visão não está mais embaçada. Com base nisso, eles já vão descobrindo as cores. A seguir, veja dicas para estimular esse aprendizado em cada fase.

Até os 6 meses

Um teatro com fantoches é uma excelente forma de apresentar o universo colorido ao bebê. Ainda, isso despertará o interesse pelos sons e movimentos. Para tanto, coloque um fantoche na mão e interaja com a criança, fazendo com que o boneco converse com ela.

Aqui, prefira utilizar apenas as cores básicas e diga, por exemplo, "olha minha roupinha de cor vermelha! Encosta no meu cabelinho de cor amarelo! Vamos sentar na grama de cor verde".

Por fim, outra maneira é cantar musiquinhas que falam sobre as cores e brincar com pecinhas coloridas de encaixe.

Até 2 aninhos

Como nessa idade eles já diferenciam as cores, você pode começar a falar sobre outros tons. Assim, sempre que mencionar sobre algum objeto, utilize a palavra "cor", pois isso ajuda na memorização:

  • "Vamos colocar o sapatinho de cor verde! Segura essa bolinha de cor rosa! Vamos comer essa banana de cor amarela?".

Além disso, peça para que a criança junte objetos que tenham a mesma cor.

De 2 a 5 anos

Massinha de modelar, quebra-cabeça com cores, pintura com tinta atóxica, desenhos com canetinha, músicas, todas as atividades são excelentes para essa fase. Além disso, é possível fazer a "semana das cores", ou seja, durante os sete dias, trabalhe intensamente com uma cor:

  • selecione apenas desenhos para a criança pintar da cor vermelha;
  • usem roupas vermelhas;
  • escolha os brinquedos vermelhos;
  • ofereça comidinhas vermelhas, como morangos, maçã e tomate.

Dessa forma, quanto mais repetir a cor, mais facilmente a criança irá memorizar.

Assim, aos poucos, os pequenos vão descobrindo as cores e desenvolvendo novas habilidades. Ao ensiná-los, você também estimula a criatividade deles e a sua, além de estreitar ainda mais os laços. Então, aproveitem ao máximo cada um desses momentos!

Está sem ideia para as atividades com as crianças? Então, aproveite para entender como aprimorar sua criatividade!

O Brasil é um dos países com o maior número de pessoas com ansiedade e estresse. Segundo a OMS, são aproximadamente 19 milhões de brasileiros com o problema, que tende a piorar, principalmente, após a pandemia do novo coronavírus. Por isso, encontrar...
504 Leitores
 A criatividade costuma ser vista como uma habilidade natural. O que muitos desconhecem é que não é preciso ser um artista para desenvolver essa competência. A criatividade pode ser estimulada por qualquer um, especialmente através de atividades...
375 Leitores
Você sabia que as cores impactam nosso comportamento? Ao contrário do que muitos pensam, isso não é apenas uma impressão. Ou seja, elas realmente têm o poder de influenciar nossas emoções, sentimentos, ações e, até mesmo, a imagem que desejamos trans...
210 Leitores
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 16 Outubro 2021