Curso de Criatividade: (re)aprendendo na prática!

curso-criatividade

Dizia John Locke, o grande nome da filosofia empirista, que todos nós nascemos tal como uma tábula rasa, ou como uma folha em branco.

A partir das experiências que temos, inscrevemos nessa tábula ou nessa folha tudo aquilo que sabemos acerca do mundo e também o que está ao nosso redor, nos permitindo, a cada dia e momento de nossa vida, aprender mais sobre o mundo e, ainda, modificá-lo.

É a partir dessa capacidade única e exclusiva do ser humano que podemos dizer: todos nós somos capazes de criar e de modificar a nossa realidade. E a principal ferramenta para que façamos isso é, justamente, a tal da criatividade.

Vem com a gente saber mais sobre ela!

Criatividade se (re)aprende na prática

Longe das grandes discussões filosóficas sobre o que é o conhecimento e a forma como aprendemos, sabemos que é conforme uma criança entra em contato com o que existe ao seu redor que ela acaba por aprender o que as coisas são, para que servem, quais seus cheiros e seus sabores.

Com o passar do tempo, todas essas experiências se interconectam, formando então o que chamamos de conhecimento, histórico e cultura.

Segundo Ed Catmull, autor do livro Criatividade S.A. e cofundador da Pixar, a criatividade parte de:

"... os relacionamentos e as conexões que fizemos com o tempo mostraram-se muito mais valiosos do que poderíamos ter imaginado, alimentando nossa inovação técnica e nossa compreensão de criatividade em geral" (p. 37, 2014).

Essas conexões são únicas, porque os indivíduos também são, e porque cada um, ainda que seja criado por uma mesma família, terá experiências e conexões diferentes, formando a personalidade, a criatividade e tudo aquilo que, de fato, uma pessoa é.

No entanto, basta que a escola entre em cena para que os indivíduos sejam, cada um à sua maneira, e em seu próprio tempo, lançados a desafios comuns, que não levam em conta as individualidades, fazendo com que todas aquelas conexões iniciais sejam modificadas. Logo, o resultado correto é um só, e a forma 'correta' de se chegar a ele também passa a ser uma só.

Por isso, ela passa a ser um desejo tão intenso por grande parte das pessoas, porque através da criatividade formulamos nossa própria forma de ser e de existir no mundo.

E é justamente por conta disso, que um curso de criatividade pode ajudar você a reconstruir todas essas formas tão únicas de se expressar e também de ser, reconectando experiências, conhecimentos e habilidades. E fazendo aquela 'tela em branco', virar um novo quadro, cheio de vida. 

Ser ou não ser criativo? Eis a questão

Para que serve a criatividade, de fato?

A criatividade é um tipo de recurso mental que permite criar e inovar. Ela também está associada com a nossa capacidade de reinventar a forma como desempenhamos nossas atividades e como planejamos o dia a dia.

A criatividade não está associada só à nossa habilidade artística, com a forma como nós inventamos um produto ou com a decoração para a nossa casa. A criatividade tem a ver com tudo o que fazemos ao longo do nosso dia.

E mais: tem o potencial de mudar a nossa vida, seja quando desenvolvemos uma nova solução para o nosso trabalho ou ao fazermos algo de forma diferente do que estamos acostumados: uma receita, ou a combinação de peças do nosso guarda-roupa.

Ser criativo ou não, está muito mais relacionado com a ideia que temos de que uma pessoa criativa é inventiva ou artística.

No entanto, todos nós somos criativos, mas nem sempre temos as ferramentas necessárias para fazer com que a nossa criatividade possa nos ajudar com as nossas demandas diárias, pessoais e profissionais.

Dentre as muitas ferramentas que podemos adotar para exercitar, estimular e aumentar a nossa criatividade temos o Diário de Criatividade.

O Diário de Criatividade é um convite para uma jornada criativa, em que, dia após dia, te convidamos a retirar as ideias, por mais simples que sejam, da sua cabeça e compartilhá-las com o papel, em um diário que é só seu.

Através disso, acreditamos ser possível reformular ideias, quebrar barreiras e eliminar da sua vida os bloqueios criativos.

E, ainda, fazemos um novo convite: que tal participar de um Desafio de Criatividade?

Com ele, nosso objetivo é te ajudar a elaborar uma pequena parte de um projeto, seja ele o de fazer uma nova receita do seu prato favorito, desenvolver um novo produto em seu trabalho ou dar um start naquela ideia para decorar sua casa.

Por onde começar? Um curso de criatividade pode 'desbloquear' a sua criatividade?

Já sabemos que a criatividade é uma característica de todos os indivíduos, embora nem sempre ela se manifeste em nós mesmos da forma como desejamos.

Podemos não saber qual a melhor forma de pintar um quadro, nem mesmo entender de que maneira é melhor decorar a nossa casa, mas, por outro lado e com as ferramentas certas - podemos desafiar a rotina e sair da zona de conforto de modo a fazer entregas de qualidade em nosso trabalho, a partir da inovação, e ainda, darmos um verdadeiro show na hora de preparar uma apresentação, por exemplo.

Um curso de criatividade contribui para que possamos desmistificar o que é, antes de tudo, ser uma pessoa criativa e nos convida a refletir sobre o que é criar algo, efetivamente, feito por nós.

Assim, entendendo que a criatividade é uma questão de exercício e prática, já saímos de um lugar de autocobrança, e nos permitimos superar os nossos bloqueios criativos enquanto descobrimos uma nova forma de enxergar, interagir e criar no mundo, inclusive, nos divertindo. 

A quem se destina um curso de criatividade?

Um curso de criatividade se destina a todo mundo, sem exceção.

Segundo David Eagleman, autor do livro Como o Cérebro Cria,

"Os meios de estimular a criatividade estarão sempre mudando. Isso é de se esperar, já que as próprias formas de inovar exigem constante inovação. Não existe apenas uma solução para se tornar produtivo. Cientistas soviéticos não tinham um ambiente de trabalho como o escritório aberto da Google. Os cientistas da NASA não usavam calça de moletom no escritório, mas calça, camisa e gravata. E mesmo assim eles chegaram ao espaço" (p. 232-233, 2017).

Não importa se você é um estudante, pai, mãe, profissional, especialista ou técnico, criança, adulto ou idoso: a criatividade é uma ferramenta essencial para a sua vida, que tem o grande poder de modificá-lo como pessoa.

E nesse ponto, convidamos você a explorar essa jornada desbravando todos os aspectos da criatividade humana para se beneficiar do Curso de Criatividade da Faber-Castell, com o professor Thiago Gringon!

O Curso de Criatividade foi organizado em dez aulas, que você pode assistir no seu próprio ritmo, explorando-o em todos os seus detalhes.

Abordando a construção de repertórios, ambientes criativos e bloqueios de criatividade, buscamos, através de uma forma simples e divertida, explorar práticas criativas.

Quer saber mais sobre criatividade? Siga a Faber-Castell em nossas redes sociais, em nosso blog e não deixe de conferir o Curso de Criatividade, com Thiago Gringon*. A nossa missão é fazer da criatividade útil e cada vez mais acessível.


* Thiago Gringon possui formação em Design Gráfico e atua como professor de Criatividade e Inovação na ESPM, instituição em que também trabalha enquanto coordenador do curso de pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo, além de compor o time de instrutores da Faber-Castell. Gringon é movido por uma constante busca por novas perguntas, e busca, através delas, a construção de um novo futuro criativamente criativo. 

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 09 Dezembro 2021