Cores e brincadeiras: 3 atividades para ajudar o desenvolvimento infantil com muita diversão!

desenvolvimento infantil

Você sabia que as brincadeiras e as cores são fundamentais para o desenvolvimento infantil? Isso porque elas são muito mais do que uma mera distração, visto que estimulam os pequenos em diversos sentidos — na inteligência, curiosidade, imaginação, aprendizagem criativa e cognição.

No contato com objetos coloridos, por exemplo, a criança se sente incentivada a explorá-los e manuseá-los. Ao tocá-los, realiza movimentos essenciais para a motricidade. Ao usar tinta e giz para colorir, faz movimentos com os dedos, que são importantes para o controle olho-mão. Tudo isso é ótimo para a coordenação motora.

Além disso, o colorido atrai a visão, chama a atenção e provoca diferentes sensações. Assim, ativa diversas áreas no cérebro, aumentando a quantidade de neurônios e a conexão entre eles.

O fenômeno é conhecido como plasticidade cerebral, segundo a neurociência, e está mais bem explicado no estudo "O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância Sobre a Aprendizagem", publicado pelo NCPI (Núcleo Ciência pela Infância).

Aliás, de acordo com grandes psicólogos e estudiosos desse tema, a exemplo de Piaget, o ambiente tem grande influência no crescimento saudável e na maturidade psicológica. Não foi à toa sua afirmação: "a atividade lúdica é o berço obrigatório do intelecto da criança, sendo, por isso, indispensável a ela".

Nesse sentido, a ideia é proporcionar um ambiente que incentive e inspire as crianças, para despertar o potencial de cada uma. Inclusive, essa é uma das propostas da Pedagogia e da Psicologia.

Por meio de cores, brincadeiras, arte e desenho, os pequenos passam por experiências, percebem a própria identidade, trabalham emoções, constroem conceitos, expressam a personalidade e amadurecem o pensamento.

Por isso, as cores devem estar presentes em diferentes ambientes e de formas variadas durante a infância. Então, a dica é: estimular o desenvolvimento infantil com brincadeiras coloridas. Quer saber como? Confira 3 atividades bem fáceis e divertidas que ajudarão nessa tarefa!

1. Água pigmentada 

Está para nascer uma criança que não gosta de fazer bagunça com água. Sendo assim, pode acreditar que essa atividade vai fazer sucesso!

Você vai precisar de:

  • potes pequenos e transparentes de plástico;
  • água;
  • corantes de várias cores;
  • colher pequena.

Como fazer:

  • coloque um pouco de água nos recipientes;
  • pingue gotas de corantes, usando cores diferentes em cada pote;
  • misture com a colher.

Simples, não é mesmo? Agora, é só dar asas à imaginação. Você pode posicionar os potes lado a lado e pedir que a criança encontre as diferenças entre as cores. Além disso, pode depositar pouco corante no início da brincadeira, deixando a cor da água bem suave. Em seguida, basta adicionar mais produto para alcançar um tom mais intenso.

Outra ideia legal é fazer misturas. As crianças adoram a magia desse processo, viu? Por exemplo, o amarelo e azul se tornam um lindo verde, enquanto o vermelho e azul se transformam em um roxo maravilhoso.

2. Desenho recreativo 

Não importa se você tem ou não habilidade para desenhar e pintar, o desenho recreativo consegue proporcionar momentos divertidos e ajuda no desenvolvimento infantil, pois oferece diversos benefícios. Veja:

  • favorece a expressão de emoções, sendo uma atividade terapêutica;
  • contribui com a coordenação motora, por meio dos movimentos com dedos e mãos;
  • melhora a concentração;
  • desenvolve a imaginação.

Você vai precisar de:

  • folhas em branco;
  • desenhos prontos para colorir (é possível imprimir imagens da internet ou comprar livros específicos);
  • tinta, canetinha, lápis de cor, giz de cera.

Como fazer:

  • não existem regras.

Isso mesmo! A regra é não ter regra. Dessa forma, nas folhas em branco, você pode desenhar o que lhe vier à mente e nos desenhos prontos, pode colorir da forma que a imaginação mandar. Por exemplo, que tal uma nuvem rosa ou uma árvore que dá pirulitos? Certamente, ficará incrível!

3. Tintas dançantes 

Já ouviu falar em tintas que dançam, como se fizessem um balé colorido? Essa brincadeira é divertida, tem um resultado lindo e encanta as crianças. Além disso, ela incentiva a criatividade, o que é ótimo até para os adultos.

Você vai precisar de:

  • um pote tamanho médio ou grande de plástico;
  • leite;
  • corantes ou tintas;
  • cotonete.

Como fazer:

  • despeje um pouco de leite na vasilha;
  • pingue gotas de corantes ou tintas de cores diferentes, em pontos distantes;
  • use o cotonete para espalhar;
  • mergulhe-o de forma suave no leite e misture tudo.

Sem dúvida, a experiência dessa brincadeira é única. Mas atenção! Para que dê tudo certo, comece com movimentos delicados e observe os traçados e rastros coloridos.

Perceba, então, que a aprendizagem não precisa ser chata. Afinal, existem muitas brincadeiras ricas e interessantes para o desenvolvimento infantil. E, quando elas envolvem cores, deixam tudo ainda mais alegre e mágico!

Viu só como ajudar no desenvolvimento infantil das crianças pode ser fácil e divertido? Agora, aproveite para descobrir como despertar o artista que há em você!

 A criatividade costuma ser vista como uma habilidade natural. O que muitos desconhecem é que não é preciso ser um artista para desenvolver essa competência. A criatividade pode ser estimulada por qualquer um, especialmente através de atividades...
65 Leitores
Você sabia que as cores impactam nosso comportamento? Ao contrário do que muitos pensam, isso não é apenas uma impressão. Ou seja, elas realmente têm o poder de influenciar nossas emoções, sentimentos, ações e, até mesmo, a imagem que desejamos trans...
69 Leitores
 Você se considera uma pessoa criativa? Está sempre em busca de como aumentar a sua criatividade? Ao contrário do que muitos imaginam, ela não é uma habilidade somente para artistas. Afinal, a criatividade é uma ferramenta fantástica que ajuda n...
378 Leitores
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 23 Julho 2021