Como aumentar a minha criatividade?

como-aumentar-minha-criatividade

5 passos para uma mente mais criativa e um dia a dia mais produtivo!

Seja no mercado de trabalho, seja em soluções econômicas ou escolhendo a decoração da nossa casa: a criatividade é tomada como uma característica quase que inata dos seres humanos.

No entanto, não basta nascer criativo e pronto, até porque o ambiente em que crescemos, a escola, o trabalho e a rotina fazem com que a criatividade simplesmente se esvaia quando não treinada.

E, da mesma forma que nossos músculos podem se tornar mais resistentes e fortes com a prática constante de exercícios, a criatividade também pode se tornar cada vez maior.

Segundo Ken Robinson, autor do livro "Somos Todos Criativos", a criatividade é uma potência humana a ser constantemente desenvolvida.

Seja através de cursos, da experiência artística ou da observação, todos podem ter ideias únicas a respeito das lacunas que estão presentes em nossas vidas.

No entanto, é preciso tirar as ideias da cabeça e dar alguns passos rumo à prática.

Exercícios diários para aumentar a criatividade

 Entre as mentes mais criativas destacam-se algumas características comuns:

  • Observar problemas como obstáculos, mas, da mesma forma, como oportunidades;
  • Ter o olhar atento para o que está acontecendo ao nosso redor;
  • Não se restringir àquilo que parece, de pronto, uma solução;
  • Ser curioso e, ao mesmo tempo, investigativo.

Essas características não estão relacionadas, apenas, àquelas figuras proeminentes do Vale do Silício, como muitas pessoas podem estar pensando neste momento, e podem SIM ser desenvolvidas por qualquer pessoa.

E é para que você possa aproveitar todos os benefícios de viver uma vida mais criativa que vai o nosso convite de fazer alguns exercícios todos os dias:

Dê início a um diário de criatividade

O diário de criatividade é um instrumento para registro e acompanhamento do seu treinamento criativo, tal como o planejamento de exercícios de musculação da sua academia, e te convida a realizar, em uma semana, um projeto.

Embora possa parecer que projetos destinam-se exclusivamente ao mundo do trabalho, é importante frisar que pode se tratar de qualquer tipo de projeto, desde fazer um jantar para a sua família, com uma receita totalmente nova, seja desenvolver um produto para a sua empresa.

A criatividade não tem a ver somente com a execução e entrega de algo, mas, sim, com absolutamente tudo que está ao seu redor.

Respire: veja o mundo ao seu redor

Quando fazemos o exercício de observação do mundo nos deparamos com grandiosas invenções, que nos permitem viver com mais conforto e com maior bem-estar.

No entanto, não é vendo o que está pronto que podemos realmente tirar proveito do nosso potencial criativo, mas é quando percebemos as lacunas que podem ser preenchidas com nossas habilidades de conectar coisas que, até então, pareciam desconectadas.

Essa é uma forma que se consagrou como "pensar fora da caixa". Pois, é quando você começa a conectar os pontos - mesmo aqueles que não parecem ter relação - que a descoberta acontece!

Leia, assista a um filme, veja séries

As artes têm um grande superpoder: o de nos aproximar de um mundo que não existe, mas que passa a existir no momento em que temos um primeiro contato com ele.

Embora o Hulk só exista nos quadrinhos e nos filmes, ele passa a existir para nós no momento que lemos uma HQ ou no momento que assistimos um filme no cinema. Ou seja: as artes têm o poder de gerar vida!

É dos potenciais humanos que podemos nos aproximar para vivermos uma vida mais criativa, pois é através deles que temos contato com experiências transformadoras, tocantes e catárticas.

Assim, assistir filmes, ver séries, ler as mais diversas expressões de escrita, literária ou não, é uma forma de entrar em contato com experiências transformadoras da nossa forma de viver e de estar no mundo, além de nos ajudar a reunir referências que podem despertar o potencial criativo.

Faça "musculação" cerebral

Exercícios podem te ajudar a desenvolver sua criatividade, estimulando, para além do raciocínio lógico, a nossa capacidade de perceber de forma muito rápida os problemas que estão ao nosso redor e suas possíveis soluções.

Através de exercícios como palavras cruzadas, sudoku ou caça-palavras é possível realmente estimular nosso potencial de prestar atenção, observar e estarmos localizados no tempo presente.

Outras técnicas como mindfulness, a atenção total, também podem fazer com que nossa mente percorra caminhos diferentes daqueles habituais, buscando soluções diferentes para os mesmos problemas cotidianos.

Explore novas formas de fazer suas atividades do dia a dia

Uma das maiores inimigas da criatividade é, certamente, a rotina.

Fazer as suas atividades diárias de forma diferente nos estimula a ver coisas e viver situações que não são habituais. Pode ser, simplesmente, fazer um trajeto diferente na hora de ir ao trabalho ou fazer café através de um método que não é o convencional para você.

É como, todos os dias da vida, nem que seja por um breve instante, visitar uma cidade totalmente nova para você.

E, viver a vida descobrindo algo novo todos os dias é uma das melhores formas de aproveitar o nosso tempo, e estimular a nossa mente. Você já pensou qual foi a última vez que você viu algo totalmente diferente?

Aumentar a criatividade como um exercício coletivo e contínuo!

Embora a criatividade seja algo específico de um ser humano e parte da sua experiência única de vida, ela também pode ser compartilhada como parte do nosso dia a dia em nossa própria casa, com nossa família.

De acordo com Zélia Maria Freire de Oliveira, doutora em Educação, é através da família, das tradições e da cultura das pessoas que formam esse nosso primordial encontro com o mundo que aprendemos a ser criativos, sobretudo porque é em nossa casa que vemos a vida, de fato, se transformar.

Assim, nada mais natural que a criatividade seja também um exercício coletivo. E é claro que existem recursos, como videoaulas, tutoriais, e exercícios feitos em casa ou ao ar livre, que podem te orientar nessa jornada de explorar diferentes caminhos.

Tente fazer um experimento na próxima vez que pintar aquela vontade de comer uma pizza e, ao invés de abrir o app de delivery, busque uma receita de massa caseira.

Acompanhe a fermentação, o crescimento de cada bolinha de massa. Busque algum vídeo ensinando a abri-la, tal como os famosos pizzaiolos italianos e suas manobras incríveis e, ao fim, monte a sua pizza com tudo aquilo que sua família mais gosta.

Ao fim da noite ou você terá o seu sabor favorito de pizza ou terá tido uma experiência incrível.

Nós torcemos pelas duas. ;)

Concluindo…

A criatividade está para a nossa vida da mesma maneira que nossos músculos estão para as academias de ginástica: para aumentá-la, basta que a exercitemos, da mesma maneira que fazemos com os pesos.

Ser criativo não tem apenas a ver com o mundo do trabalho, com a realização de grandes projetos ou de ser uma pessoa habilidosa em artes.

A criatividade tem o grande poder de transformar a nossa vida como um todo, seja nos momentos que nos dedicamos a fazer uma receita diferente e até no momento que repensamos a forma de organizar nossa rotina.

E, na Faber-Castell, estimulamos cada vez mais pessoas a explorarem seus próprios recursos para usar a criatividade como uma das principais vias condutoras de desenvolvimento e bem-estar. Que tal começar?

Fique ligado nas nossas próximas dicas no blog e redes sociais.

 

Comentários 2

Para se ser criativo, devemos ser desobediente, na interpretação que criatividade é uma desobediência a um processo rotineiro ou de fácil interpretação. Portanto, ser criativo é seguir um novo processo, uma ordem "nova", uma nova lógica.

Assim, para se falar de criatividade devemos entender de ordem, de sistema , de Termodinâmica.

Para se ser criativo, devemos ser desobediente, na interpretação que criatividade é uma desobediência a um processo rotineiro ou de fácil interpretação. Portanto, ser criativo é seguir um novo processo, uma ordem "nova", uma nova lógica. Assim, para se falar de criatividade devemos entender de ordem, de sistema , de Termodinâmica.
Visitante - helane em Sexta, 21 Mai 2021 14:13

Legal a dica. Gratidão

Legal a dica. Gratidão
Visitante
Sábado, 16 Outubro 2021