Colorindo a vida: aprenda a fazer combinação de cores em todos os aspectos da sua vida

color-theory-4710372_1280

Você sabia que as cores impactam nosso comportamento? Ao contrário do que muitos pensam, isso não é apenas uma impressão. Ou seja, elas realmente têm o poder de influenciar nossas emoções, sentimentos, ações e, até mesmo, a imagem que desejamos transmitir.

De acordo com a psicologia das cores, as tonalidades despertam diferentes efeitos no cérebro.

Por acaso você já reparou que lugares mais tranquilos como spas, por exemplo, geralmente usam cores mais suaves como azul ou verde claro? Do mesmo modo, locais mais agitados, a exemplo dos ambientes de festa, utilizam tons mais fortes.

Com isso, a combinação certa é essencial para transmitirmos a real ideia do que queremos e também para termos uma rotina repleta de cores de forma agradável aos olhos de todos.

Por isso, separamos dicas valiosas que vão inspirar você a combinar os tons da melhor maneira nos principais aspectos da vida. Confira! 

Conheça o círculo cromático

 O círculo cromático é o guia ideal para ajudar você a combinar os tons sem erro! Antes de tudo, devemos lembrar que branco, cinza e preto são cores neutras. Logo, servem de base para qualquer combinação.

Ao analisar o círculo, observe a disposição dos tons. A parte com verde, azul e roxo contém os tons frios. Por sua vez, a região com rosa, vermelho, laranja e amarelo contém as cores quentes.

Para utilizar o círculo, basta seguir algumas regrinhas baseadas nas relações entre as cores. As combinações mais utilizadas são as seguintes:

  • complementares — se encontram em posição oposta no círculo. Sendo assim, são as que apresentam maior contraste entre si. Um bom exemplo é a combinação do azul marinho e do amarelo mostarda;
  • análogas — são tons que estão lado a lado no círculo. Como exemplo, podemos escolher o vermelho e as duas cores ao seu lado, isto é, rosa e laranja;
  • semi-complementares — é a combinação de cores equidistantes no círculo. Basta traçar formas geométricas para identificar quais são. Quer um exemplo? Vamos escolher o azul escuro como cor predominante em um look. Então, traçamos um triângulo para encontrar cores que ficarão harmônicas. Assim, vemos que são o verde claro e o laranja. Se quisermos mais cores, podemos traçar um quadrado. Desse modo, encontramos o vermelho, o mostarda e o verde claro para a composição.

Use as combinações de cores em sua vida

As cores são a primeira percepção que nosso cérebro tem ao observar uma pessoa, objeto ou local. Então, é importante utilizar as combinações certas em todos os aspectos da sua vida. A seguir, confira algumas dicas!

Roupas: vista-se com personalidade

A maneira como nos vestimos decide a impressão que os outros têm de nós. Ou seja, as cores das roupas são fundamentais para a imagem pessoal.

Certamente você já percebeu que algumas cores caem melhor em algumas pessoas que em outras, não é? Isso ocorre por causa do tom de pele. Para saber qual é o seu, basta analisar a cor das veias do seu antebraço.

Veias amareladas ou esverdeadas indicam que sua pele tem tom quente. Se esse é o seu caso, aposte em todos os tons quentes, como dourado, amarelo, coral, laranja, e outros. Porém, se as veias forem azuladas ou puxando para o roxo, sua pele tem tom frio. Cores como azul, verde e lilás ficarão perfeitas em você.

Também é possível ter diferentes colorações de veias no antebraço. Nesse caso, sua pele é neutra. Isso significa que qualquer cor cairá super bem. Agora, basta usar sua criatividade e lembrar do círculo cromático na hora de compor seus looks!

Casa: splash de cores na decoração

A importância das cores nos ambientes vai além de compor uma decoração harmônica. Afinal, conforme falamos, os tons influenciam no humor e nas sensações que sentimos no local. Por isso, escolha uma paleta de cores que reflita o que você deseja transmitir.

Os quartos, por exemplo, são cômodos que remetem tranquilidade e que devem induzir ao relaxamento. Então, uma boa dica é usar uma combinação de cores suaves e claras.

Se quiser cores mais fortes, deixe para os detalhes, como almofadas, luminárias e outros elementos menores. Por outro lado, a cozinha é um cômodo que deve transmitir limpeza e organização. Nesse caso, o ideal é optar pela predominância de cores claras e mais quentes, que remetem ao aconchego.

Essa dica de cores quentes também serve para a sala de estar. Então, tons quentes e terrosos principalmente em elementos naturais dão esse efeito com perfeição.

Trabalho: dê um show na sua apresentação

Suas apresentações no trabalho também devem ser compostas pelas tonalidades certas. Isso ajudará a ter clareza sobre o conteúdo que deseja transmitir. Além disso, contribui para passar autoridade, credibilidade e profissionalismo.

Para isso, os tons neutros são ideais, mas não exagere na mistura. O recomendado é apenas dar um toque de cor nos detalhes que merecem destaque.

Agora que você já sabe como fazer uma boa combinação de cores, solte sua criatividade e transforme sua vida. Tudo ao nosso redor é colorido.

Então, imprima sua personalidade ao escolher os tons das suas roupas, da decoração do seu lar e do escritório e, ainda, faça apresentações de impacto no trabalho com o mix correto!

Acha que precisa ter mais ideais? Então, aproveite a visita no blog e saiba mais sobre a criatividade na vida adulta!

 A criatividade costuma ser vista como uma habilidade natural. O que muitos desconhecem é que não é preciso ser um artista para desenvolver essa competência. A criatividade pode ser estimulada por qualquer um, especialmente através de atividades...
64 Leitores
 Você se considera uma pessoa criativa? Está sempre em busca de como aumentar a sua criatividade? Ao contrário do que muitos imaginam, ela não é uma habilidade somente para artistas. Afinal, a criatividade é uma ferramenta fantástica que ajuda n...
376 Leitores
A partir do momento que os pequenos vão descobrindo as cores, um vasto caminho de habilidades se abre para eles. Isso ocorre porque é por meio dos tons que as crianças conhecem o mundo e identificam padrões. Afinal, elas passam a associar a cor a alg...
106 Leitores
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 23 Julho 2021