5Ws: saiba como usar essa ferramenta no processo criativo

5ws

Para você que já leu sobre o propósito da criação, deve saber que chegar a uma boa ideia pode passar pela organização das mesmas. Então, o nosso objetivo é te dar um arsenal de ferramentas para tornar esse processo muito mais fácil. Você já ouviu falar dos 5Ws?

É uma ferramenta muito usada em processos de gestão e também para oferecer um maior nível de qualidade aos projetos. O que você não sabia, é que ela pode ser aplicada ao processo criativo, para ajudar você a direcionar melhor os esforços e a resolver problemas. Nesse artigo, você vai entender como fazer isso. Vem conosco!

Qual é o maior obstáculo no processo de criação?

Um dos maiores desafios no processo de criação é o bloqueio da criatividade. Ao aplicar os 5Ws, é possível não apenas evitar esse problema, como também entender a melhor forma de conquistar seu público-alvo. Nos próximos tópicos você vai entender como aplicar essa ferramenta em suas criações.

Mas, afinal, o que é o método 5Ws?

À primeira vista, o termo parece até um código estranho, não é mesmo? Mas, o 5Ws é uma metodologia bem simples de entender.

Trata-se de uma ferramenta de qualidade muito utilizada devido à sua simplicidade e eficiência. Apesar de ter sido atribuída a Hermagoras de Temnos por muito tempo, após muitas pesquisas, conclui-se que Aristóteles foi seu criador, através da obra chamada Ética a Nicômaco.

Desse modo, tem sido amplamente utilizada nos mais variados contextos — inclusive em atividades criativas. Aliás, devido à sua alta eficácia, é muito usada tanto por jornalistas quanto por qualquer pessoa que trabalha com projetos que necessitem da criatividade.

Os 5Ws consiste em perguntar 5 vezes o porquê do surgimento de um determinado problema. Mas por que essa repetição? A resposta é simples: quanto mais você se aprofundar em uma questão, mais fácil será chegar à raiz do problema com clareza.

Assim, através de perguntas é possível direcionar melhor as ações e, desse modo, ter o melhor resultado e, como consequência, melhorar seu processo criativo (inclusive descobrindo o porquê de seus atuais entraves).

Por que usar a ferramenta 5Ws no processo de criação?

Com certeza, em algum momento, você já deve ter tido o famoso bloqueio criativo, acertamos? Ele ocorre por inúmeros motivos. Seja qual for a causa, a ferramenta dos 5Ws ajuda a superar esse problema.

Através da repetição dos porquês, você vai conseguir entender o que causou esse bloqueio e, como consequência, essa resposta vai trazer um aprendizado valioso sobre o seu processo criativo.

Entretanto, essa metodologia não impede que algum problema ocorra durante seu processo de criação, mas ajuda a solucioná-lo de um jeito mais rápido e eficaz. Vale lembrar que no curso de um processo criativo é normal que você tenha obstáculos, e o exercício da criatividade está em torná-los transponíveis. Em resumo, os 5W permite que você melhore suas criações e entenda de maneira mais profunda o que seu público deseja.

Então, como aplicar a metodologia 5Ws no processo criativo?

Para saber como utilizar esse método em suas criações, vamos usar a atividade de ilustração como exemplo. Assim, você compreenderá melhor e saberá como aplicar a ferramenta na prática.

Digamos que um ilustrador tenha um planejamento para elaborar uma tirinha. No entanto, por algum motivo, não está conseguindo cumprir o cronograma estabelecido. Aplicando a metodologia 5Ws, ele pode fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

  1. Por que não consigo cumprir os prazos do cronograma? Isso acontece porque estou com um forte bloqueio criativo.
  2. Por que estou com esse bloqueio? Eu tenho boas ideias, mas simplesmente não consigo dar vida a elas.
  3. Por que não consigo tirar minhas ideias da mente para colocá-las no papel? Porque não entendo como funciona um processo criativo eficaz.
  4. Por que ainda não sei como ter um bom processo criativo? Porque não sei quais são as etapas que preciso seguir para criar personagens ilustrados com segurança.
  5. Por que não sei quais são essas etapas? Porque não procurei conteúdos que se aprofundassem sobre o assunto, e sobre a técnica que preciso desenvolver.

Então, o problema do ilustrador era não conseguir cumprir os prazos aos quais se propôs. Ao fazer 5 perguntas sobre o motivo da dificuldade imposta ao seu processo criativo, ele pode concluir que isso foi causado pela falta de conhecimento sobre como desenvolver certas técnicas de ilustração e seguir as etapas de um processo criativo. Logo, a solução é procurar conteúdos e cursos específicos sobre o tema, para sanar esse problema, evitando o bloqueio criativo.

Como você pode observar, aplicar a metodologia 5Ws é essencial para compreender a raiz de um problema e, assim, encontrar a solução. Portanto, sempre que você se encontrar diante de um obstáculo durante alguma criação, não deixe de fazer 5 perguntas sobre o motivo de ele ter surgido, que sejam capazes de levar você ao motivo real do seu problema, em vez de ficar parado no processo de criação, ok?

Também, para melhorar seu processo criativo, você deve estar em constante aprendizado, sobre como aumentar a criatividade, ver novas referências e ter contato com pessoas que já estão aonde você quer chegar, assim como aprimorar suas técnicas de desenho, para construir personagens, cenários e mundos.

Para auxiliar novos criativos, os cursos da Faber-Castell foram desenvolvidos com base nas melhores práticas de criatividade e desenho, e com certeza conhecê-los pode ajudar você a se desenvolver muito mais rápido nesse mundo. Que tal iniciar nossa caminhada juntos?

 O desenho infantil é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças. Afinal, os riscos e rabiscos ajudam na evolução cognitiva, motora, social, emocional e espacial.Além disso, permitem que os pequenos desenvolvam a percepção das...
6 Leitores
​Você sabia que as brincadeiras e as cores são fundamentais para o desenvolvimento infantil? Isso porque elas são muito mais do que uma mera distração, visto que estimulam os pequenos em diversos sentidos — na inteligência, curiosidade, imaginação, a...
78 Leitores
Seja qual for o processo criativo há um passo a passo que você pode seguir para torná-lo mais fluido. Simon Sinek, reuniu alguns exemplos desse processo no livro 'Ask me why' (Pergunte-me o porquê). Leia e descubra.Você já parou para pensar por que a...
171 Leitores
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 18 Junho 2021